sábado, 14 de janeiro de 2012

O Senhor e a Senhora cumprimentaram o casal idoso, recriminaram o jovem e lá se mudaram. A viagem devia agora decorrer de forma mais tranquila. E, de facto, até decorreu. O único senão foi a entrada de três camponeses duas paragens adiante. Enquanto entravam para o interior, já se sentia o cheiro nauseabundo das suas roupas. Era um odor fortíssimo a estrume e a esterco. Felizmente para o Senhor e para a Senhora que o autocarro tinha as diversas janelas todas abertas. O ar sempre circulava e o cheiro não era tão intenso.
O objectivo da viagem não era o turismo em si, mas sim a descoberta da vida no interior do território chinês.
Durante a mesma, poderam observar os vários campos de arroz cultivados e a população no exercício da actividade agrícola.
Chegados ao seu local de destino, deixaram o autocarro e recolheram as suas malas. O Senhor tinha consigo um mapa da região e foi por este que se guiou para se dirigir ao pequeno albergue. Pelo caminho encontrou miúdos a brincar nas pequenas ruelas, idosos sentados nas soleiras das portas e mulheres a lavar as suas roupas num pequeno riacho. Ao fim de quinze minutos encontrou -o. Era uma simples habitação com os seus quatro quartos e uma sala e casa de banho comuns. Um dos pormenores interessantes era o bar construído na antiga cozinha. De um tamanho gigantesco, quando comparado com o restante. Tinha no seu interior variadíssimas garrafas de tudo quanto era alcoólico, maços de tabaco a cobrir todo o tecto e um armário com diversos exemplares de caixas de fósforos expostos. Havia de tudo, dos charutos havanos a um licor mais sofisticado. A casa era propriedade de um casal holandês, que se tinha mudado para aquele lugar aos sessenta e dois anos de idade. Um verdadeiro vício para os amantes de uma boa bebida e de um bom livro. Era no bar se encontrava a biblioteca de família, com diversos livros empilhados no chão e nas variadíssimas estantes. Os proprietários eram apreciadores de literatura alemã, espanhola, americana e sul-americana.

Sem comentários:

Enviar um comentário